quinta-feira, 4 de março de 2010

Mestres...

Enquanto sigo agradecendo a lembrança pelo Açorianos, estava me lembrando dos "mestres" importantes que tive no estudo do canto (e foram muitos), mas hoje gostaria de destacar uma figura ímpar que tive a honra de conhecer e conviver.
Era o ano de 1989 e eu estudava no Conservatório de Música de Pelotas com a professora Terezinha Oxley, estava me preparando para ingressar no Curso de Graduação em Canto pela UFPEL e começava a aperfeiçoar meus estudos de canto para me preparar para os próximos passos.
A professora Terezinha foi informada de uma oficina de canto lírico, trazida pelo cantor e advogado Gilberto Braga(que em seguida fundaria a SPMM), que iria acontecer no Conservatório e disse que eu deveria fazer.
Fiquei apavorado!!!...mas professora "recém" to me domando nas partes iniciais e a senhora quer que eu faça este curso!!!...tens de fazer este curso João (meu nome é João)!!!...são dois grandes professores de carreira internacional e esta oportunidade é rara e coisa e tal...
Enfim, não houve o que a convencesse do contário!
Me ensinou uma ária(eu não sabia o que era isso!) de I Pagliaci e disse que eu tinha condições de fazer o curso.
Mamma mia!...quando chegou o dia do "tal do curso", nevoso era eu!!!Barbaridade que "situação brasina"!
Estávamos esperando os professores no saguão do Conservatório e aí comecei a ouvir os passos subindo a escada(não se vê a porta do saguão), junto com os passos uma voz forte, bem típica de barítono, que reverberava Conservatório adentro.
Quando mirei o semblante, era um "urca" dum italiano(criado a muita polenta!!!), com um sorriso bonachão,seu nome: Rio Novello!!!
Estava acompanhado, da minha também professora, Neyde Thomas, sua esposa, que também ministraria o curso.
Bueno, naturalmente sofri um impacto enorme ao me deparar com aquele monte de novidades, alunos de várias cidades do RS, músicas as quais eu não estava acostumado a ouvir, enfim a música e sua imensidão...
Mas desde o primeiro dia de curso , tive a certeza que estava diante de uma pessoa especial, de alguém que conhecia profundamente o que fazia, de alguém que amava o que fazia, e isso meus amigos, faz a diferença.
Em seguida acompanhado de meu Pai e do Negrinho Martins, fui a Curitiba na casa do Rio Novello, onde passaria (entre muitas idas e vindas) os próximos 3 anos da minha vida estudando canto.
Seus jeitão exagerado e simples, muita massa, polpeta, polenta, muito suucooooo, suas histórias e causos dos lugares onde cantou, seus conselhos sábios e certeiros, sua emoção em cada frase cantada, tudo isto, ainda reverbera no meu coração...
Até hoje faço meu aquecimento vocal, com as gravações das minhas aulas com este mestre!
Sempre que eu canto , tem um pouco de Rio Novello, sempre viverá em cada frase que eu cantar , a sua "Assis", entreverada com meu Canto Gaúcho!!!
"Grazie" querido amigo e mestre, emocionadamente te agradeço!!!


Rio Novello segue cantando com quase 90 anos!

Um comentário:

  1. É muito bom ser reconhecido, porém mais lindo ainda é saber reconhecer! Lindo texto! Cheio de sentimentos verdadeiros e humildade, como sempre... Tenho noção do quanto esse italiano é importante na tua vida! Queria ter o prazer de ver vocês dois juntos, nem que fosse pra uma boa conversa, só pra matar a saudade!
    Beijo

    ResponderExcluir