terça-feira, 16 de março de 2010

O que pensam as gurias?

Mateadores aqui do blog, talvez vocês não saibam mas eu sou um ser bastante curioso!
E resolvi "curiosar"(né Juliana???), saber o que pensam essas gurias que escutam e se emocionam com a nossa música.
Bueno, estávamos mateando aqui "nas casa" e resolvi fazer esta entrevista, as entrevistadas foram a Anna Júlia (minha filha) e duas amigas, Isabela e Caroline.
Depois segue a série, com : O que pensam os guris?
Aguardem...
Abraço!
Aí que eu me refiro!!!

Anna Júlia Karini Martins - 13 anos

Isabela da Rosa Bersch -16 anos

Caroline Gonçalves Lotufo - 16 anos

1)O que levou vocês a escutarem esse estilo?

Anna: Buenas, tive muita influência da família, acho que praticamente nasci escutando música gaúcha, e desde sempre gosto muito, a música gaúcha anda sempre comigo, desde o início da minha vida, e ainda vai seguir minha trajetória juntamente a mim, pois ela tem uma espécie de "magia" que me toca, e que nunca vai me deixar.

Bela: A princípio o que me levou a escutar foi o meio em que nasci, o qual todos escutam e gostam da música gaúcha, como conseqüência fui aprendendo a valorizá-la.

Carol: Eu tive uma influencia muito grande na família, mas não dava muita atenção quando era menor, de uns anos pra cá é que eu comecei a perceber melhor, e a dar um imenso valor à música gaúcha.

2)O que vocês mais gostam da música gaúcha?

Anna: É exatamente isso que falei na questão anterior , ela me toca profundamente, tanto os arranjos quanto as letras, a música gaúcha consegue representar através de versos, arranjos, o cotidiano da vida do gaúcho e ainda transpor sentimentos, a música gaúcha é uma coisa fantástica , ela consegue nos tocar bem fundo, lá na alma, arrepia todo o corpo e nos emociona, ás vezes fecho os olhos, para me concentrar somente na música, ah, e como é bom, como é maravilhoso !

Bela: Gosto de praticamente tudo na música gaúcha, não que goste de todos compositores e músicos, mas valorizo por ser sincera ao falar de sentimentos e principalmente por mostrar tudo que há de bom em nossa terra, o que fomos aprendendo, cultivando e amando desde pequenos.

Carol: Eu me apego sempre a letra da música, me impressiona o talento que os compositores têm de tocar no fundo da alma, falando da vida e do dia-a-dia de muitos gaúchos.

3)Em qual situação é que vocês mais se agradam de escutar esse estilo?

Anna: Bom, eu diria que qualquer hora é hora para escutar música boa ! Não tem situações específicas, como é bom acordar , cevar um mate solita, e ligar o som de mansinho, também é bom escutar em uma roda de mate com amigos, ao entardecer na frente "das casa" , de tarde "mirando" os cavalos no campo, num baile, por que não ? Uma coisa que eu faço seguido, é me deitar de noite para dormir, colocar os fones no ouvido, e dormir escutando música baixinho, só as mais calmas, aquelas com arranjos maravilhosos e letras magníficas !

Bela: Para falar a verdade não tenho preferência por nenhuma situação, escuto em casa e no campo as que mais me agradam, como também gosto de festivais porque são nas novas composições que vemos a qualidade dos músicos, se eles pensam nas verdadeiras raízes ou apenas para agradar o público.

Carol: Me agrada sempre, mas acho que o melhor é nas horas vagas, tomando um mate e conversando entre amigos.


4)O que poderia ser feito pra nossa música ser mais divulgada?

Anna: Acho que fazer mais eventos que atinjam a juventude, pois é o público que levará a música gaúcha "adelante", mas também eventos que toquem os mais velhos admiradores dessa música. Acho que eventos como o "1° Aí que eu me refiro !" chama muito a atenção, e movimenta bastante o meio, mas acho que seria bom fazer coisas que chamem atenção dos jovens que ainda não apreciam essa música , como festas e etc.

Bela: Esta questão é mais complicada, primeiramente pelo fato de que marketing não ajuda muito caso a cultura não for do agrado de tantos, melhor dizendo, as propagandas só irão despertar a curiosidade naqueles que já se agradam da nossa música, e a idéia seria atingir maior quantidade de público. E outro recurso que alguns músicos acharam foi o de “modernizar” suas músicas, atitude a qual eu não concordo, acho que seria importante fazer eventos os quais chamassem mais a atenção, com outras distrações, só assim atrairia mais pessoas e talvez como conseqüência aqueles que ouviram as apresentações acabariam gostando.

Carol: Eu acho que deveriam acontecer mais eventos que envolvam a música gaúcha, algo que aproximasse mais os jovens, que são parte fundamental pro futuro.

5)Qual o ritmo preferido de vocês?

Anna: "Eu não escolho nenhuma milonga, chote ou vaneira, sendo gaúcha e campeira pode tocar qualquer uma,qualquer uma que me faça sentir aquela fragrância, da madruga na estância: olor de campo e fumaça,que nela meio por graça a nossa querência taita,na voz antiga da gaita cante os encantos da raça !" Olha, eu gosto de todos, pois não depende muito do ritmo para eu gostar da música, e sim da música em si, do arranjo dela, mas, eu diria que me agrada muito uma chacarera e um milongão.

Bela: Gosto de praticamente todos os ritmos desde que a melodia seja bonita, agradável, o que importa realmente é o conteúdo.

Carol: Eu gosto de todos, mas me identifico melhor com Chamamé.

6)O que vocês diriam da música gaúcha, se fossem apresentá-la para um estrangeiro?

Anna: Bueno, falaria que é a música que representa o Rio Grande, e tentaria explicar o que eu sinto quando a escuto, mas, é uma coisa tão minha, e inexplicável, que talvez ele não entenderia, por ser uma coisa tão fantástica, que chega a ser impossível explicar. Acho que um estrangeiro não entenderia, nem sentiria o mesmo que nós, gaúchos de fato, sentimos quando escutamos, pois nós recordamos vivências, imaginamos as situações, lembramos da lida, de tudo que vivemos aqui, passamos por sentimentos diversos ao escutar uma música, uma simples música, basta fechar os olhos, focar nela, que nos transportamos para "outro mundo", sentimos coisas maravilhosas, passamos por um verdadeiro voo sem asas !

Bela: Apresentaria o que é de fato e explicaria conforme o meu gosto, pois a música gaúcha realmente é boa, mas não dá para generalizar, sendo assim falaria sobre nossa cultura desde a povoação mais antiga até os dias de hoje, com suas “adaptações” sem fugir do verdadeiro princípio.

Carol: Que a maior qualidade da música gaúcha é o poder que ela tem de emocionar as pessoas, pelo seu jeito de falar das coisas.



Mil Gracias Juju,Bela e Carol!!!

4 comentários:

  1. Gostei muito da entrevista... mostra realmente o que os jovens pensam sobre a música gaúcha. Aproveito para parabenizar a iniciativa de saber a opinião dos jovens sobre nossas tradições. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Buenas!!!
    Primeiramente gostaria de te dar os parabéns pelo blog, tenho acompanhado como novela. Muito bom ver essas gurias tão apaixonadas pela música do nosso Rio Grande. Gostaria ainda, de te perguntar se tens alguns CD's e DVD para venda direta, já que estou morando em Caçapava do Sul e todos os que eu tenho ficaram na minha casa de Rio Grande (com meu marido Clébio "que já foi teu motorista"). email para contato: santana.doris@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. mas tchee, q bom saber q tem bastante gente q como eu admira a cultura gaucha e a musica q é mt bem representada aaqui no sul pelo joca! Para anna a influencia foi bem mais facil, desde pequena acredito, mas é muito bom saber q mesmo quem n tem essa influencia tao forte em casa possa curtir o tradicionalismo e a animação da musica deste rio grande! Eu como amante da tua musica gaucha, quero q isso se propague por muitas mentes joveis por esse pago ai! um beijo pra gauchada!

    ResponderExcluir
  4. tchê, concordo muito com o que as gurias disseram, realmente a música gaúcha quando toca no coração é mais do que uma simples música, torna-se algo inexplicável.. concordo que tem que ter mais eventos gaudérios para os jovens (:
    beeijos à todos que tem orgulho de ser gaúcho! (:

    ResponderExcluir