quarta-feira, 7 de abril de 2010

"Perdão foi feito pra gente pedir"!!!

Caros mateadores aqui do blog, vocês conhecem a expressão “o tiro saiu pela culatra”?
Pois é, foi exatamente o que aconteceu quando postei “Nem muito nem muito pouco... só o que necessita!”
Pior que isso, na minha terra, Pelotas, eu sou mimado por todos, sou à exceção da regra, sou o santo de casa que faz milagre!!!
E ao “generalizar” meu comentário sobre como a imprensa trata nossa música, acabei ferindo as pessoas que sempre me apoiaram, desde os primeiros passos até os dias de hoje!
A imprensa da minha terra é carinhosa, prestativa, respeitosa e na maioria das vezes, me concede muito mais espaço e atenção do que mereço!
Eu falava da porteira pra fora, de muitos fatos que aconteceram, de muitas humilhações que já sofri, de muitas coisas “brabas” que passei e vi muitos colegas consagrados passarem...
Cenair Maicá, César Passarinho e Leopoldo Rassier, entre outros, tocando em equipamentos de som defasados e esperando ao relento, em pé, em muitos e muitos eventos...
Cansei de ver estes senhores, que foram fonte de inspiração para muitos jovens empunharem um violão e vestirem uma bombacha, que impulsionaram muitas pessoas a comprarem seus primeiros avios de mate, serem muito mal tratados...
Também sou testemunha que as pessoas que peleiam pela nossa cultura, nos meios de comunicação, o fazem com emoção e bravura e na maioria das vezes, fazem muito mais que sua parte!!!
Porém, como todo gaúcho, que é mescla dessa miscigenação, que construiu esse estado e que é exemplo de fibra, coragem e que empresta seus filhos a outros estados, para seguirem construindo este país continente, eu gostaria de ver nossa cultura no lugar de “calcinhas tutti frutti “, ”rebolations” e outras “invententions sem fundamentions” da vida...

“Não esqueça, de outra parte,

para honrar a descendência,

que tudo aquilo que muda,

muda só nas aparências

e até num bronze de praça

vive a raiz da querência.”
(Aparicio Silva Rillo/Pedro Ortaça)

É, a gente muitas vezes toma às dores dos outros, a gente muitas vezes “mete os pés pelas mãos”, vai chamar atenção, ou dar um conselho a um filho ou um amigo e acaba magoando...

Mas...”perdão foi feito pra gente pedir” e aqui, com a alma aberta, eu peço perdão!!!

Queridos amigos da imprensa, que com competência e emoção defendem os usos e costumes do nosso Rio Grande do Sul, recebam meu abraço e meu eterno agradecimento!!!

Carinhosamente

Joca Martins

8 comentários:

  1. Hulmildade, uma virtude muito forte desse artista entre outras é claro. Que é uma pessoa incrível, bom coração e sempre fazendo o bem não importa a quem.
    Foi incompreendido por muitos na postagem anterior.
    E de forma humilde e carinhosa veio a público pedir perdão aos amigos da imprensa de sua terra natal, que sempre lhe deram espaço e apoio.
    Amigo e ídolo tu és sem dúvida um exemplo a ser seguido, mil gracias por tua amizade.
    Forte Abraço

    Benito

    ResponderExcluir
  2. É Joca...erraste mesmo! Erraste em ter pedido perdão, com tantas razões sóbrias e conhecimento de causa. Talvez o Nauro(ZH), Gabriela(esposa do Nauro), Cíntia e Pablo(DP), realmente não tenham lido, ou interpretado bem o texto, também talvez se sintam endividados com a cultura genuínamente gaúcha em algum âmbito, autoenquadrando-se no grupo dos 90% da relapsa imprensa a que te referiste. Para mim é um texto claro. Mas Enfim...eles tem o poder desta imprensa nas mãos, veremos suas intenções e atitudes a seguir. Abraço. Fernanda Almeida.

    ResponderExcluir
  3. Olha Joca... Não vejo motivos para tal justificativa, mas ao fazer vocês demonstrar a pessoal que é... Um cara com virtudes e de muito fundamento.
    Parabéns pela forma que você trata a nossa cultura!
    Um baita quebra costela de um amigo de Viamão!
    Ricardo Souza

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Ainda vou ter que repetir...o Joca referiu-se a 90 e poucos% da imprensa, fica parecendo que quem se colocou contra ou ofendeu-se, se coloca dentro desta porcentagem ao "entristecer-se" com isso, o velho ditado gente: "quem não deve, não teme". Tão pouco dá para cada postante do blog, perguntar ao Joca, quando e de que maneira o trabalho foi feito, creio que isso seja um assunto interno. Gabi...se você cumpriu seu papel, fez trabalho, fique tranquila, você estrá nos 10% que trabalha em prol desta causa. Certo? deixe a tristeza de lado para os que tem algo a fazer ou a pagar. Bola pra frente garota! Beijo.
    Fernanda Almeida_UFSM.

    ResponderExcluir
  6. Com permisso,

    Sem querer ser ofensivo, mas o "retrato" que o amigo Joca fez era uma realidade, inclusive da imprensa local, até bem pouco tempo atrás.

    Há alguns anos artistas nativistas, principalmente os que não alcançaram um grande nome, tinham dificuldade de ver uma matéria acerca de eventos ou do lançamento do cd veiculado na mídia. Muitas vezes o artista local tinha um cantinho do jornal, enquanto que o show nacional ocupava mais de duas página do jornal.

    De uns tempos pra cá, particularmente, percebi mudanças significativas. O artista local consegue, mas não sem esforço, uma página pra falar da realização de eventos de cunho nativista na região.

    Não podemos, evidentemente, generalizar. Há pessoas abnegadas e que defendem o espaço do artista regional na mídia, sem dúvida. Mas se há também de convir, que infelizmente são poucos...

    Oportuno frisar também que o artista que não possue renome dentro do cenário nativista, como o Joca por exemplo, que tem mais de vinte anos de carreira, vários discos gravados, um disco de ouro. O artista que com humildade vai mostrar o seu primeiro disco, gravado com muito esforço, não é com menos esforço que consegue veicular uma matéria acerca do mesmo no jornal e afins. Muitas vezes é preciso caminhar um bocado, esperar, esperer, insistir e insitir, pra se conseguir um espaço, mesmo que pequeno.

    Mas de fato, há abnegados que lutam pela espaço da nossa cultura na mídia, mas sabemos que acima deles tem um redação e interesses despreocupados com a cultura...

    Gracias!!

    Abraço!!

    Antonio

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO E ASSINO EM BAIXO...
    Chega de tapar o sol com a peneira, a verdade foi dita... o pouco caso com a nossa música tradicionalista tem que acabar, e que estes 90% que não dão a mínima pra a nossa cultura belíssima, ponham a mão na consciência que ainda está em tempo de reverter esse quadro!
    Ficando aqui um muito obrigado aos 10% que dão valor ao que é merecido, e que vc Joca como um dos maiores cantores tradicionalistas tenha a cada dia mais sucesso, pois vc é uma pessoa maravilhosa que trata seus fãs com um carinho inigualável. Beijocas adoro-tchê!

    ResponderExcluir